quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Moda Anos 60

ANOS 60

Os anos 50 acabaram de chegar ao fim com uma geração de jovens, filhos do chamado “baby boom”, que estava vivendo no auge da prosperidade financeira, em um clima de euforia consumista gerada nos anos do pós-guerra nos EUA. A nova década que está começando já está prometendo grandes mudanças no comportamento, iniciando com o sucesso do rock and roll e o rebolado frenético de Elvis Presley, o maior símbolo.


A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, está mostrando uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas estam começando a abandonar as saias rodadas de Dior e atacando as calças cigarette, num prenúncio de liberdade.

Os anos 60, acima de tudo, está vivendo uma explosão de juventude em todos os aspectos. É a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade “On the Road” (título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957) da chamada geração beat, começam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 viveu recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciar novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da décad

Um comentário:

  1. Muito bem seu blog. Faltou escrever como se vcs estivessem vivendo naquela época e faltou também uma enquete para cada postagem.


    Prof. Jr

    ResponderExcluir